sexta-feira, 27 de maio de 2011

MONLEVADE; CAMINHO DAS RIQUEZAS - UM MARCO HISTÓRICO.

MONLEVADE: CAMINHO DAS RIQUEZAS

Quem não esteve no Cassino quinta-feira (27/05/11), no lançamento do site www.morrodogeo.com.br que resgatou de forma definitiva a história de nossa cidade, não imagina o que perdeu. Teve tudo de bom. Sem dúvida, foi um marco na nossa história. Logo no início, o Maurício Reis me disse, “Prezado, será que em outras cidades tem alguma pessoa tão interesada na história de sua cidade como o Marcelo?” Eu simplesmente respondi “se não tem, azar o deles. Nós temos”. Daí ttiveram início os trabalhos. Pr’a começar, o Baiano, que descontraiu a todos. Depois, o Professor Dadinho, que dispensa comentários, tanto pela sua inteligência e simplicidade quanto pelo conhecimento do passado de nossa cidade. Depois, p’ra variar, venho o Marcelo para apresentar o site, e, como não poderia ser diferente, o fez de forma alegre e irreverente. Em seguida, ao som da MPB, curtimos as delícias do Bufet da Mercezinha.
Tenho certeza de que como eu, todos ali presentes, tal como uma criança que ganha um presente, não viam a hora de chegar em casa para curtir o site.
A propósito, lendo hoje o excelente blog do Martino – CENARIOS - , uma coisa me chamou a atenção. Disse o Martino que estava morrendo de inveja porque na sua aconchegante Alvinópolis seria muito difícil um trabalho do nível de Monlevade: Caminho das Riquezas, isto, porque segundo ele, o  acervo fotográfico em sua cidade se restringe às fotos de família. Aí é que comecei a raciocinar e posso afirmar: Poucas, muito poucas cidades tem um acervo fotográfico tão completo como o que temos aqui em Monlevade. Vejam voces que só as fotos do acervo do Diló conta toda a nossa história. Qual outra cidade tem isto? É lamentável que o Wagner, filho do Diló se nega a liberar todo o acervo. Mas não tem problema não. Com as fotos obtidas já se alcançou o objetivo. Mesmo porque, enquanto existir uma pessoa com a inteligência, força de vontade  e coragem para trabalhar como o Marcelo Melo e sua valorosa equipe, o resgate da nossa história não irá ser prejudicada por atitudes egoístas. E o mais interessante, é que se dependesse do Diló, todo o acervo seria liberado. Por isso, muito justa a homenagem ao Mestre.
Merecida a justa homenagem ao amigo Chiquinho Barcelona, pessoa em que a simplicidade e educação é diretamente proporcional à sua inteligência, cultura e sabedoria.
Realmente, além de todos os colaboradores do Morro do Geo e de todos que, direta ou indiretamente participaram do projeto, não restam dúvidas no sentido de que a dupla MARCELO-BARCELONA entrou definitivamente e em grande estilo para a história de João Monlevade.
Parabéns a todos os participantes e colaboradores do projeto e muito obrigado pelo belo trabalho.
 Agora, é a história de Monlevade exposta para todo planeta.

 Até breve !!!

   

segunda-feira, 23 de maio de 2011