sábado, 18 de setembro de 2010

PRAÇA DO MERCADO.


Esta foto  foi feita de uma posição privilegiada. O enquadramento é perfeito. Lá no alto, acima da cúpula da Belgo, tem uma casa separada das demais da Rua Tabajaras. Aquela casa era para a época quase uma mansão. Do que me lembro ali morava um Chefão da "Macarenhas Barbosa & Roscoe", empreiteira muito forte e responsável pelas construções da época, inclusive do conjunto arquitetônico da praça do cinema.  Aparece também uma parte do viaduto e do colégio. Abaixo e ao fundo aparece a Padaria e o Armazém do Géo. Da praça do mercado, nesta foto aparece o prédio onde funcionou o "Empório Tecidos", o frigoríficio do "Loyde" e açougues.Aparece também o mercado do "Zé Cravo" e a feira do Sr. Juquinha. Do lado esrquerdo, que não aparece na foto, tinha ainda a relojoaria do "Didico", a Loteria do "Ze Geraldo", a alfaiataria do "Zé Trindade", outro açougue, o Bar Princesinha (onde tomei o primeiro copo de cervja), que era do Sr. Agenor e de Dona Conceiçao Malta, a loja de discos do Nicolau Machado, a Farmácia do Juventino, a Casa Braz, a loja do Sr "Zé Gordo", a Casa Maluf da Dona Farid (que ainda existe em Carneirinhos), a Casa Jaime, o Bar "Casa Vera", o SAPS  e a "CAIXA". O "SAPS" era o que hoje chamamos de supermercado, depois passou a se chamar COBAL. A "CAIXA" era no mesmo estilo, só que mantida pela Belgo. Todos  que lá trabalhavam eram empregados da Belgo. Ali os empregados faziam suas compras e, se tivessem interesse, poderiam pagar mediante desconto no pagamento. Naquele local, posteriormente, passou a funcionar o "Supermercado Bandeirantes". Aí acabou a moleza para os empregados da Belgo.

As carroças que aparecem na foto eram o meio de transporte das compras. Ninguem tinha carro, e levar as compras nas costas era impossível, pois eram fartas, eis para durar todo o mês, ou seja, era um saco de arroz, um saco de feijão, um saco de açucar, e po ai vai. E além das compras, o coitado do animal tinha que suportar o peso do carroceiro, e, via de regra, o dono da compra também pegava uma carona. E lá ia o coitado do animal subindo o morro do Géo. Por isso, e´que quando tinha que se fazer algo impossível, dizia. NEM O BURRO DO GÉO.

Até breve.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

NÃO ACREDITO.

Até que me provem o contrário, eu não acredito, mas não acredito meeeeesmo que ao argumento de que quer ver o crescimento da cidade, um miltante de partido de oposição torça para que o governo da oposição dê certo. Tô certo ou tô errado?

Até breve.

APARTIDÁRIO SIM SENHOR.

Apolitico ou apartidário? Eis a questão.É comum ouvir alguém dizer, com aparência de convicto, que detesta politica. Coloca-se na condição de APOLITICO. Falsa ilusão. Evidentemente que aquele que assim se expressa está se referindo à Politica Partidária, porque da politica em si ninguém escapa. Não tem jeito. E para aqueles que se consideram apoliticos convictos basta lembrar Aristóteles, que do alto de sua sabedoria já dizia que "TODO SER HUMANO É UM SER POLITICO", partindo-se do pressuposto de que ninguém consegue viver sozinho e necessita criar laços de cooperação mútua.

O que se pode ser, no mínimo, é APARTIDÁRIO, e dentre esses me incluo, uma vez que me considero um apartidário convicto. Apartidário, sim senhor. E por que? Simples. É que do meu ponto de vista no Brasil não existem partidos politicos na acepção da palavra. O que existe é um "ajuntamento" de pessoas que, salvo felizes e raríssimas exceções, estão interessadas em defender unicamente o próprio interesse filiadas a uma sigla partidária. Falta a excencia, a ideologia partidária. Recomendável seria que cada partido politico tivesse sua identidade própria, suas metas e objetivos. No entanto, o que se vê é uma grande palhaçada, onde todos os candidatos, antes de se elegerem, apresentam "soluções" para todos os problemas, até para aqueles que eles sequer conhecem. Falam por ouvir dizer.

A bem da verdade nem os próprios candidatos, eleitos ou não, são adeptos fieis a algum partido, haja vista ser comum ouvir um pretenso candidato dizer que vai se transferir (ou filiar) para outro partido porque lá teria chance de sair candidato. Isto, em termos de visão ideológica é um absurdo que só serve para provar que o "bacana" quer mesmo é defender o seu lado, que a ideologia vá para as cucuias e que nós nos explodamos. Em relação aos eleitos, a bagunça era tanto que foi necessário editar a "Lei de Fidelidade Partidária" para tentar diminuir o ímpeto ambicioso e imoral  de nossos "nobres (?) representantes". Outro absurdo; precisar de uma lei para obrigar alguém a ser fiel a seu partido. Isto não existe. Mesmo porque, ser fiel é uma questão de ética, coragem e honestidade, três condições que, definitivamente, não figuram no vocabulário dos politicos em nosso país. Mas isso pode e deve mudar. Depende de nossa consciência.

Confesso que já tive a opinião de que poderia viver totalmente insensível quanto aos temas politicos, mas a cada dia que passava percebia que não poderia ficar indiferente quanto às decisões que afetam a vida de milhões de pessoas e cheguei à conclusão que poderia continuar sendo politicamente apartidário sem, no entanto, abrir mão de minha consciência politica.

E é por essas e outras, que, embora apartidário politicamente, me reservo o direito de, nesse blog, emitir minhas opiniões, críticas e sugestões.

Até breve.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DESCASO E ABANDONO

Ali no final da acochegante rua Tietê tem uma pracinha, a "PRAÇA SÃO JOSÉ". Até aí tudo bem, mesmo porque existem na cidade várias pracinhas. Mas aquel da rua Tietê tem um significado histórico e que para muitos passa despercebido. É que no centro da simpatica pracinha tem um pequeno monumento sobre o qual se encontra uma amostra de cada um dos produtos que já foram fabricados pela Belgo Mineira e em uma placa, datada de 1966, está escrito que aquele monumento seria uma homenagem da C.S.B.M aos trabalhadores e representava a economia do município. E de fato representava. Hoje, todos sabem que o produto final da ArcelorMittal, ex Belgo Mineira, tem como produto final exclusivamente o fio máquina, mas antes fabricava uma gama deprodutos, tais como; trilhos, tubos, tarugos, lâminas de trator (apenas a parte do corte), cantoneiras, viga "U", viga "H", aço botijão, aço mola, aço nervurado, aro de roda de caminhão, placas, chapas, vergalhões e fio máquina (com exceção dos trilhos, eu trabalhei como Inspetor de Qualidade de todos os outros produtos. Tô velho heim?). E o que chama a atenção naquele monumento é que sobre ele tem uma amostra de cada um desses produtos. É um monumento histório ou não? Ocorre que poucas pessoas sabem disso, ou se sabem não dão a devida importância. Mas deveriam dar, pois é parte da nossa história. Eu, particularmente, acho que atual empresa - ArcelorMittal - deveria adotar e cuidar daquel pracina. Não estari fazendo nada mais que sua obrigação. Pois ali está a historia da empresa.

Infelizmente, a foto abaixo mostra o triste abandono daquele importante monumento. 

E olhe que entra ano sai ano e ninguem se lembra desse monumento naquelas fotos publicadas nos jornais em homengens na data de aniversário da empresa.  É lamentável.

Ate breve.

domingo, 12 de setembro de 2010

MONLEVADE ONTEM E HOJE



A MAIS COMPLETA.


Do meu ponto de vista está é a foto mais completa em relaçao àquelas  registradas por Diló do centro antigo de Monlevade. Observem. Vemos a praça do mercado, a padaria do Géo, onde tinha anexo o Buteco do Sr. João, o armazém do Géo, a linha férrea que ainda existe e dá acesso ao páteo da Arcelomittal, a Leiteria, o magestoso Colégio Estadual, o Clube União Operário, o Ideal Clube, o prédio que  abrigava a assistência médica, o incrível viaduto que dava acesso às ruas Tamoios, Tabajaras e Aimorés (nesta eu morei). Lá no alto, à esquerda, vê-se algumas casas da Rua Tabajara. Aquele galpão preto, no início da segunda cúpula, da esquerda para a direita era onde eram tratadas as madeiras para construção da casa de madeira da rua 22, na Vila Tanque (onde também morei por 4 meses). Observem que à esquerda do Colégio, no barranco, tem uma árvore. Era uma gameleira. Aquele era o nosso local de descanso, ou seja, onde cutiamos nossa ociosidade . Foi derrubada por um raio. É ou não é A MAIS COMPLETA?

Até breve.

OBJETIVO DESSE BLOG

Já que a onda é "blogar", então vamos "blogar". Vários motivos me incentivaram a criar esse blog, mas a principal é a vontade que sempre tive de comentar as fotos antigas de nossa cidade e, com isso, fazer um registro que sirva para resgatar a nossa história, aliás, tão esquecida, exceto por parte do jornal "Morro do Géo", que de forma alegre, responsável e irreverente o faz muito bem. Mas não custa nada dar também a nossa contribuição. Falando no "morro do Géo", eu me lembro do que o Marcelo Melo escreveu, com muita propriedade, a respeito do blog, segundo ele, o blog é melhor ferramenta de comunicação, pois podemos expressar nossas opiniões, ou seja, escrever (ou digitar) a hora que bem entendermos e onde estivermos. É a maravilha da modernidade. De fato, idéias e opiniões todos nós temos, umas sensatas e outras absurdas, mas temos. Por outro lado, idéias e opiniões existem para serem expostas, analisadas e discutidas e não para ficarem guardadas, como aquele album de fotografias que fica 20, 30 anos em uma gaveta. Outra maravilha da internet é a facilidade de se compartilhar as fotografias com os amigos em qualquer parte do mundo.

Pois bem, a respeito das postagens, em razão de minhas atividades, talvez serão escassas, mas o certo é que pelo menos uma vez por semana estarei fazendo minas postagens e, esperando ansioso que consiga muitos seguidores, desde já deixo bem claro que aceitarei com prazer as críticas e sugestões, pois é isso que nos faz crescer.

Até breve.