sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O CRUCIFIXO E A CONSTITUIÇÃO.

Talvez eu seja suspeito para expressar minha opinião sobre  a retirada do Sagrado Crucifixo do Plenário da Câmara Municipal, uma vez que sou católico convicto, fervoroso e praticante, o que não me impede de respeitar, e muito, todas e quaisquer crenças ou religiões. Entretanto, não sou radical e não discuto religião, porque pouco entendo, mas tenho muita fé em Deus. Mas nem por isso poderia deixar de escrever o que penso sobre a atitude do Sr. Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, o Pastor Carlinhos.

Bem, segundo o ilustre Presidente, a sua atitude estaria amparda pela Constituição da República. Mas não é bem assim, uma vez que dentre os 250 artigos da Constituição da República, dos 97 artigos dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias e das 67 Emendas Constitucionais, não existe um só artigo proibindo a presença do Sagrado Crucifixo em qualquer espaço público ou particular.

Existe, sim, na Constituição da República o artigo 5º, inciso II, que diz : " ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude lei".

Pois bem, se não existe lei que proibe ou autoriza a presença do Sagrado Crucifixo em espaço público, é de se concluir que nenhum motivo de ordem constitucional (como insiste em afirmar o ilustre Presidente) existe para justificar a retirada do Sagrado Crucifixo do local em que sempre esteve no Plenário da Cãmara. Portanto, não restam dúvidas no sentido de que a atitude do Pastor Carlinhos, além de infeliz, foi, acima de tudo, um ato discriminatório e, já que o Pastor Carlinhos procura se amparar  na Constituição, não seria demais lembrar que o artigo 5º, inciso XLI, da Carta Magna consta textualmente que "a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais".

E nem se diga que o fato de o Estado ser laico possa justificar o ato em debate, haja vista que ser laico significa não sofrer influência de qualquer religião. Agora eu pergunto; este ato do Pastor Carlinhos, dada a sua crença religiosa e sua condição de Presidente da Câmara Municipal não foi influenciado por sua religião? Senão, porque então, enquanto não era Presidente o Pastor Carlinhos nunca se manifestou sobre a questão do Sagarado Crucifixo naquele local?

Demais disso, o Pastor Carlinhos deve entender que ele apenas está Presidente da Câmara, o que não lhe dá o direito de se posicionar como "dono da Câmara", que, aliás, pelo que se entende, e como gostam de espressar todos os vereadores, é a "Casa do Povo", e não do Senhor atual Presidente.

Mas como diz a sabedoreia popular " os cães ladram e a caravana passa", e, em assim sendo, mais dia menos dia, o Sagrado Crucifixo voltará para o lugar de onde jamais deveria ter saído, e saiu por uma questão de arbitrariedade e vaidade do Senhor Presidente e por omissão dos demais vereadores. Cuidem-se.

Até breve!!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

E A CAÇAMBA CONTINUA LÁ!

Na semana passada foram colocadas em frente ao prédio onde funciona a Rádio alternativa duas placas sinalizando área RESERVADA PARA DEFICIENTES FÍSICOS. Mais do que justo, uma vez que naquele prédio tem vários consultórios médicos e sempre aparecem pessoas com dificuldade de se locomoverem. Nesta segunda-feira (21/02/11), ao chegar para trabalhar vi que, exatamente naquela área RESERVADA PARA DEFICIENTES FÍSICOS tinha uma caçamba, destas que recolhem entulhos de construção. Não resisti e fiz o registro.


Ontem li no jornal A NOTÍCIA uma matéria denunciando esse fato, segundo consta na matéria o setor municipal competente teria sido informado a respeito desse abuso. No entanto, hoje, quarta-feira - 12:51 horas, a caçamba ainda continua lá.

Interessante, é no dia em que foram colocadas as placas foi uma festa para os agentes de trânsito, era só alguem estacional ali um veículo e a "canetada" era certa. Eu, particularmente, dada a visão que tenho do local quando estou na minha sala, vi pelo menos três motoristas sendo multados. Parecia até que os agentes de trânsito ficavam de "antena ligada" esperando que alguém ali estacionasse para aplicarem a multa. Mas e agora, não vão tomar nenhuma providência? Aliás, na referida caçamba tem o nome da empresa e telefone. 

Até breve !!!