terça-feira, 19 de outubro de 2010

A PRAÇA DO CINEMA

João Monlevade. Início da década de 60. A Praça Ayres Quaresma, mais conhecida cmo "Praça do Cinema" reinava absoluta, eis que era o "point"  da época. Ali, naquela saudosa praça, de tudo havia e tudo acontecia. Vamos recordar.

Primeiro, devemos lembrar que era nessa praça onde ficavam os engraxates e o ponto de ônibus que cumpriam apenas e unicamente dois itinerários: Vila Tanque e Carneirinhos.



Quanto à magistral construção propriamente dita, de um lado o antigo "Grupo Escolar", que a partir de 1965 passou a funcionar o "Colégio Estadual", que foi transferido do antigo "Ginásio de Tábua".



Do outro lado havia o "Bar do Sr. Simões", que antes era do Sr. Monteiro. Era um pequeno cômodo e mais propriamente um "Café-bar". Seguindo, as duas bilhetrias do "Cine Monlevade"  e depois o salão de entrada, onde ficavam os cartazes dos filmes ou peças de teatro da semana. Depois do salão e da portaria de entrada do cinema, tinha a carroça de pipoca do Sr. Artur, que depois passou para o Nonô (do churrasco), em seguida, tinha a entrada do "Ideal Clube" e depois o famosos "Bara Para Todos" do Sr. José Luiz (fundador da "casa de Irene"), lembram? Ali, no Bar Para Todos, o bicho pegava, era lá o local que  turma tinha para encher a cara. Seguindo, tinha a agência do IAPI ( hoje, INSS),depois o "Foto Diló"  e a "Barbearia do Sr. Batista" e depois, o "Clube União Operário". Logo depois descia-se uma escada e havia um Sanitário Público, só para homens. Neste sanitário, no dia 24 de dezembro de 1964, um sábado, por volta de 16:00 horas ocorreu uma tragédia, que em breve contarei.



Bem, voltando à praça, seguindo em direção à portaria da Belgo, tinha a porta de entrada do local onde o SESI patrocinava aula de costura. em seguida tinha uma Banca de Revista e depois a entrada da "Radio Cultura". Depois, o "Banco Comércio e Industria" , que também era chamado de "Banco do Sr. Macedo", o Correio e depois a Farmácia da Belgo. Em seguida tinha o prédio da "Assistência Médica" e depois a portaria da Belgo.

Esta era  PRAÇA DO CINEMA, aquele fenomenal conjunto arquitetênico.

Obs. Csao eu não tenha lembrado de tudo, peço ajuda. Pois a idéia é resgatar a memória de nossa cidade.

Até breve.

Um comentário:

  1. Caro Amigo Taquinho,
    caso não me falhe a memória, os itinerários dos coletivos da época era Jacuí de Baixo, Vila Tanque e Jacuí de Cima.
    Mais Tarde é que chegou a Carneirinhos.
    No saguão do Cine Monlevade tinha uma lojinha de confeitos, balas e refrigerantes, e neste cinema havia os ensaios e apresentações do Coral Monlevade, dirigido pelo fabuloso Maestro Luciano Lima.
    Abraços
    Marcelinho

    ResponderExcluir