sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O CRUCIFIXO E A CONSTITUIÇÃO.

Talvez eu seja suspeito para expressar minha opinião sobre  a retirada do Sagrado Crucifixo do Plenário da Câmara Municipal, uma vez que sou católico convicto, fervoroso e praticante, o que não me impede de respeitar, e muito, todas e quaisquer crenças ou religiões. Entretanto, não sou radical e não discuto religião, porque pouco entendo, mas tenho muita fé em Deus. Mas nem por isso poderia deixar de escrever o que penso sobre a atitude do Sr. Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, o Pastor Carlinhos.

Bem, segundo o ilustre Presidente, a sua atitude estaria amparda pela Constituição da República. Mas não é bem assim, uma vez que dentre os 250 artigos da Constituição da República, dos 97 artigos dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias e das 67 Emendas Constitucionais, não existe um só artigo proibindo a presença do Sagrado Crucifixo em qualquer espaço público ou particular.

Existe, sim, na Constituição da República o artigo 5º, inciso II, que diz : " ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude lei".

Pois bem, se não existe lei que proibe ou autoriza a presença do Sagrado Crucifixo em espaço público, é de se concluir que nenhum motivo de ordem constitucional (como insiste em afirmar o ilustre Presidente) existe para justificar a retirada do Sagrado Crucifixo do local em que sempre esteve no Plenário da Cãmara. Portanto, não restam dúvidas no sentido de que a atitude do Pastor Carlinhos, além de infeliz, foi, acima de tudo, um ato discriminatório e, já que o Pastor Carlinhos procura se amparar  na Constituição, não seria demais lembrar que o artigo 5º, inciso XLI, da Carta Magna consta textualmente que "a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais".

E nem se diga que o fato de o Estado ser laico possa justificar o ato em debate, haja vista que ser laico significa não sofrer influência de qualquer religião. Agora eu pergunto; este ato do Pastor Carlinhos, dada a sua crença religiosa e sua condição de Presidente da Câmara Municipal não foi influenciado por sua religião? Senão, porque então, enquanto não era Presidente o Pastor Carlinhos nunca se manifestou sobre a questão do Sagarado Crucifixo naquele local?

Demais disso, o Pastor Carlinhos deve entender que ele apenas está Presidente da Câmara, o que não lhe dá o direito de se posicionar como "dono da Câmara", que, aliás, pelo que se entende, e como gostam de espressar todos os vereadores, é a "Casa do Povo", e não do Senhor atual Presidente.

Mas como diz a sabedoreia popular " os cães ladram e a caravana passa", e, em assim sendo, mais dia menos dia, o Sagrado Crucifixo voltará para o lugar de onde jamais deveria ter saído, e saiu por uma questão de arbitrariedade e vaidade do Senhor Presidente e por omissão dos demais vereadores. Cuidem-se.

Até breve!!!

3 comentários:

  1. E me diga amigo, porq deve voltar aquele crucifixo sendo q ali entra ateu, judeu, evangelico, macumbeiro etc??? C acha q devem tolerar aquele crucifixo?! e porq?

    agora nao me venha confundir dizendo como fica o cristo redentor as cruzes nas pracas e monumentos etc?! isso como as igrejas estao defendidas pela constituicao federal de livre exercicio religioso e ai de quem te descriminar com isso.

    Depois vc vem e me responde é questao de raiz e historia do brasil estado e monlevade como fica??? Vou te falar: a desiguladade social esta nas nossas raizes, a mulher so usada pra objeto reprodutor esta nas nossas raizes, a desigualdade racial esta nas nossas raizes etc. Entao parem de fazer de vitimas, O brasil inteiro deveria tomar essa atitude de lugar publico como sala de reuniao de camara e sala de tribunal nao ter influencia (simbolos religiosos) porq la sao tomadas milhoes de decisoes.

    Agora c voltarem aquele troço lah vou pessoalmente pedir pra colocar a estrela de davi q representa os judeus,o buda, trocentos santos q inventam por ai etc.

    abrço

    ResponderExcluir
  2. este,imbecil do secaro.arrogânte,ameba.não sabe que nossas cidades,ruas,ponto de referençia.ten de comun nomes de santos,á religião católica esteve,esta e estara á frente dos seus miseros pensamentos.hipócrita.. ou vc n conheçe,o nome do seu pai, tio,mãe,irmã.porco.defenda safado como este pastor de bode,vc deve comer da mesma lavagem.d válor q vc tem em maria seja irmão e não bosta.louvado seja n.s.j.c.....

    ResponderExcluir
  3. A Constituição proíbe é impor e não por, existe um erro de interpretação neste termo Estado Laico, mas pra mim a Camara Municipal não é digna de ter algo religioso, precisa-se primeiro purificar o ambiente. Como diz Jesus em suas sabias palavras: Não deem o que é santo aos cães. Parabéns pastor está moralizando a cidade e leve o crucifixo para a sua igreja, talvez lá seja um local mais adequado para se ter algo religioso.

    ResponderExcluir