terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O FATO E A NOTÍCIA.

Eu, como praticamente 100% das pessoas alfabetizadas desta cidade e da região, sou leitor assíduo do excelente jornal  A NOTICIA. Gosto de sua linha editorial. Mas hoje, ao ler a notícia sobre o julgamento pelo Tribunal do Júri que ocorrerá amanhã (09/02/11), na Comarca de Nova Era, fiquei decepcionado. Com todo respeito, aquela matéria, tal como publicada, é um modelo de DESINFORMAÇÃO. Falo, ou melhor, escrevo isso, com conhecimento de causa, vez que atuo no processo desde fevereiro de 2006.Vejamos:

Primeiro, o MMº. Juiz da Comarca de Nova Era é o Dr. Henrique Mendonça Schvartzman, e não a MMª. Juíza Dra. Gabriela Andrade de Alencar, que há muito tempo deixou a Comarca de Nova Era;

Segundo, o Réu, e muito menos sua esposa, não foram premiados com um carro em um bingo na cidade de Bela Vista. Quem ganhou o carro no bingo, que foi em Monlevade, e não em Bela Vista, foi a cunhada do Réu;

Terceiro, em nenhum momento nos autos consta que o Réu teria ido em sua casa e que teria se apossado de um revolver e entrado no local da festa tirando. Nada disso aconteceu.

Pode até parecer que minha indignação seja sem motivo. Mas não é, haja vista que se a defesa num Tribunal do Júri já é difícil e desgastante, imaginem se o jurado ou jurada lê essa notícia, e certamente isto acontecerá, não tenho dúvida de que tal como veiculada, essa notícia só seervirá para armar o espirito do julgador e/ou julgadora, que já se apresentará com a intenção de condenar. A opinião pública pesa, e muito, em uma decisão no Tribunal do Júri, onde sempre há de prevalecer a Justiça, quer seja com a condenação ou com a absolviçao.

Interessante, é que toda essa desinformação poderia ser evitada. Bastava apenas que o (a) responsável pela matéria procurasse se inteirar da denúcia, de apenas duas laudas, mesmo porque a açao é pública e qualquer pessoa tem livre acesso aos autos.

Após esse, digamos, desabafo, quero deixar claro que de forma alguma será abalada a minha credibilidade em relação ao excelente jornal e espero que sirva apenas como uma crítica construtiva. 

Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário